Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autores: a titulação de Mestre, ou estar cursando um curso de Mestrado stricto sensu, é obrigatório para ao menos um dos autores (exceto Resenhas).
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no tópico "Diretrizes para Autores", abaixo, nesta página.
  • Todos os autores estão cadastrados no sistema, informando, obrigatoriamente: Nome completo, e-mail, sua titulação e a instituição onde obteve o título, vínculo institucional completo contendo instituição, função, cidade e país.
  • ANEXO 1: Texto do manuscrito, em docx, sem qualquer identificação dos autores, instituição de vínculo ou agências de fomento.
  • ANEXO 2 (a ser enviado junto com o manuscrito): Identificação dos autores e demais comentários.
    Para cada autor: nome completo, e-mail, ORCID, sua titulação e a instituição onde obteve o título, vínculo institucional completo contendo instituição, função, cidade, país.
    Incluir, quando aplicável, os agradecimentos e agências de fomento. Quaisquer outras informações que os autores julgarem necessárias para conhecimento dos editores.

Diretrizes para Autores

Formas de apresentação dos trabalhos: Artigos, ensaios, resumos expandidos e resenhas originais, compostos a partir de uma disciplina acadêmica única ou com natureza transdisciplinar, devendo, em todos os casos, dialogar com a missão do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, na qual está inclusa a promoção do “debate público brasileiro envolvendo direito, política e religião” e exploração da “vital influência do ordenamento religioso, sobretudo da teologia cristã, na consolidação das comunidades civil e política, além da autonomia do Direito Religioso.”

Também poderão ser aceitas traduções de artigos publicados em outras línguas, de interesse especial com respeito aos temas tratados na revista, mas originais em português.

Regras de submissões dos textos: as contribuições enviadas à Revista Dignitas poderão estar escritas em português, espanhol e inglês, exceto em casos específicos considerados pelo Comitê Editorial, e deverão ser originais e inéditas, não devendo estar em processo de análise e/ou revisão em qualquer outra publicação.

Titulação mínima: para submissão de manuscritos é necessário que o(s) autor(es) tenham as seguintes qualificações mínimas:

  • Para submissões a partir de 01/08/2021:
    • mestrando(s) ou
    • bacharéis ou licenciados, em co-autoria com mestrando(s).
  • Bacharéis ou licenciados, sem necessidade de coautoria, apenas para submissão de resumos expandidos e resenhas de livros.

Obrigatoriedade de informações curriculares dos autores: no momento da submissão deverá ser informado para todos os autores, obrigatoriamente e através da inclusão na plataforma (no formulário de envio de artigos): nome completo, e-mail, ORCID, sua titulação e a instituição onde obteve o título, vínculo institucional completo contendo instituição, função, cidade, país.

Exclusividade de envio por meio da plataforma digital: O envio dos manuscritos, inclusive os arquivos corrigidos após as revisões da etapa de avaliação, deverá ser realizado via plataforma digital da Fronteiras.

 

Tipos de trabalhos e suas especificidades:

ARTIGOS

  • Textos originais resultantes de pesquisa avançada ou reflexão teórica.
  • Mínimo de 4000 e máximo de 12.000 palavras, incluindo notas de rodapé.

ENSAIOS

  • Textos originais realizando reflexões teóricas e em diálogo com a literatura relevante, tratando de temas atuais e/ou
  • Máximo de 10.000 palavras, incluindo notas de rodapé.

RESUMOS EXPANDIDOS

  • Os resumos expandidos podem ser escritos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
  • Deverão ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 5 (cinco) páginas. Devendo, também, ser inéditos, não sendo permitida a utilização de resumos publicados em outro periódico nacional ou estrangeiro, ou que estejam em processo de avaliação.
  • Devem atender o seguinte conteúdo: título, nome dos autores, introdução, indicação de três palavras-chave, problema de pesquisa, metodologia, objetivo(s) do trabalho, resultados alcançados e referências bibliográficas.
  • Os referidos tópicos devem estar destacados em negrito, estando somente o título em caixa alta, entre os tópicos deve ter espaçamento de 12 pontos.
  • A identificação dos autores deve estar logo em seguida do título (espaçamento de 12 pontos), em nota de rodapé e deverá conter as seguintes informações: titulação, instituição ao qual está ligado e endereço eletrônico.
  • As normas metodológicas de estrutura são as seguintes:

    1. Letra em Times New Roman, tamanho 12, com exceção do título que deve estar em corpo 14;
    2. Espaço entre linhas simples;
    3. Margens de 3cm;
    4. parágrafo: espaçamento anterior e posterior:  6 pontos
    5. Alinhamento justificado, com exceção do título, que deve estar centralizado;
    6. Parágrafo de 1,25cm.
    7. As citações devem observar os critérios adotados na "regra de formatação de artigos".

BOOK REVIEWS / RESENHAS

  • Enfoque em livros publicados nos últimos três anos.
  • Não deve ser apenas uma descrição sequencial, mas sim uma análise crítica da obra e sua relação com outros trabalhos.
  • Máximo de 1.000 palavras. 

 

Regras de formatação dos artigos:

Título

  • Os manuscritos em espanhol ou português deverão conter, também, o título em inglês.
  • Os manuscritos em inglês deverão conter, igualmente, o título em português

Palavras-Chave

  • Entre 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;)
  • Os manuscritos em espanhol ou português, deverão conter palavras-chave no idioma do texto e em inglês.
  • Os manuscritos em inglês deverão conter palavras-chave em inglês e em português.

Resumo

  • Entre 150 a 300 palavras no idioma do texto.
  • Os manuscritos em espanhol ou português deverão conter resumo no idioma do texto e em inglês.
  • Os manuscritos em inglês deverão conter resumo em inglês e em português.

Visual

  • Corpo do Texto: Letra Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, espaçamento duplo entre parágrafos.
  • Títulos e Subtítulos: Devem ser numerados sequencialmente, indicando as seções. Letra Times New Roman tamanho 12.
  • Resumos e notas de rodapé: Letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.
  • Citações diretas: i) com menos de 4 linhas: devem ser inseridas no texto, seguir o estilo de formatação do texto, entre aspas; ii) com mais de 4 linhas: devem estar em parágrafo isolado, letra Times New Roman tamanho 10, recuo de 4cm no parágrafo, espaçamento duplo entre parágrafos, não colocar entre aspas.

Citações

  • (Resenhas) Quando houver citações no corpo do texto de partes da obra resenhada, o autor da resenha deverá indicar a página entre parênteses (ex: p. 134).
  • Em todas as situações, para citações, utilizar modelo numérico (algarismos arábicos, sobrescrito) com as referências inseridas como nota de rodapé.

Referências

  • Todas as indicações de referências bibliográficas e de fontes precisam estar em notas de rodapé de acordo com o Chicago Manual of Style 17th edition (full note, with Ibid.). Além das referências em notas de rodapé, deverão constar, no final do texto todas as referências já mencionadas nas notas em ordem alfabética conforme Chicago Manual of Style 17th edition (full note, with Ibid.).
  • Sugerimos fortemente a utilização da ferramenta Mendeley para organização e utilização das referências ao longo do texto e na lista completa de referências ao fim do texto.

 

  • Exemplos de Formatação das Referências:
  •  

1 - Livros – títulos em itálicos:

  • Volumes únicos:

        Primeira citação: Fred Q. Jones, The Book I Wrote (Philadelphia: Popular Press, 1986), 8-13, 25-78, 101-103, 107-13, 118-57, 178-217.

         Demais citações: Jones, Book I Wrote, 12-13, 18-45, 99-107, 109-26.

 

  • Livros em mais de um volume:

         Primeira citação: Fred W. Jones, My Long Book, 3 vols. (Bloomington: Indiana University Press, 1987), 1:1-35.

         Demais citações: Fred W. Jones, Long Book, 2:28.

 

  • Livros fazendo parte de uma série de volumes:

         Primeira citação: Fred X. Jones, Adolescence, vol. 2 of The Life and Times of Fred X. Jones (Munich: Carl Hanser Verlag, 1936), 23-337.

 

  • Livros reimpressos:

          Primeira citação: Fred Y. Jones, The Book I Wrote in 1873 (1873; reprint, Savannah, Tenn.: Old Timey Press, 1988), 237-69.

 

  • Livros com mais de um autor:

          Primeira citação: Fred A. Jones and A. Fred Green, The Book We Wrote Together and Rewrote Later, rev. ed. (Cambridge, Mass.: Cambridge University Press, 1995), 246-89.

 

  • Livros com editores e tradutores mencionados:

           Primeira citação: Fred B. Jones, ed. and trans. by Gloria Sforth, The Book Fred Wrote and Gloria Edited (Cambridge, Mass.: Harvard University Press, forthcoming), 407-13.

 

2 - Artigos em periódicos – títulos entre aspas e nome do periódico em itálico:

  • Periódicos com número de série e volume, mês e ano:

           Primeira citação: Jane A. Smith, "The Article I Wrote," The Quarterly Journal 10, 1 (April 1976): 11-13.

           Demais citações: Smith, "Article I Wrote," 12-13.

  • Periódicos com datas de publicação:

           Primeira citação: Alfred Peterson, "The Abominable Snowman At 40," National Enquirer, 17 July 1992, 12-14.

 

3 - Artigos de jornais, especialmente em jornais mais antigos, podem ser citados apenas pelo título e data do jornal, mas uma citação completa é preferível. Procure colocar a localização do artigo no jornal (seção ou página).

              Daily Gleaner (Beltsville, Md.), 23 November 1883, 3.

              New York Times, 18 April 1932. VII, 7. [Section VII, Page 7.]

              Catherine Parr, "City Says No to New Greenways," Durham (N.C.) Sun, 18 February 1985, 1-B.

 

4 - Teses, Dissertações e Textos Acadêmicos:

           Primeira citação: John L. Brown, "Hoots and Hollers: Appalachian Topography and the Development of Country Music," (Ph.D. diss., North Carolina State University, 1993), ch. 3.

           Primeira citação: John L. Brown, "Hollerin' in the Holler: The Musical Life of Fancy Gap, Virginia, 1748-1935," (paper presented at the bimonthly meeting of the American Academy for Creative Stuff, Peru, Vt., March 1996).

 

5 - Documentos Governamentais:

Especifique o nível governamental (federal, estadual, municipal) – “Governo do Brasil”; “Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Paraná”; “Governo Municipal de Salvador”. Citar documentos governamentais não periódicos como livros e indicar os órgãos governamentais respectivos como as editoras.

         US Congress, House Committee on Agriculture, Hearings on Forest Management, 88th Cong., 2d sess., 1964, House Report 28, 1-3.

 

6 - Materiais de Arquivo:

              Frank Stanley to Alfred White, 24 August 1934, Division of Timber Management Reading File, Record Group 95, Box 1320 [hereafter, DTM Reading File], National Archives, Washington, D.C. [hereafter, NA].

               Mary Carter to Alfred White, 26 August 1934, DTM Reading File [hereafter, "Carter-White letter"], NA.

 

7 - Fontes Orais e Pessoais:

                Janet P. Bushwhacker, interview with author, 14 May 1995, Chapel Hill, North Carolina (tape recording and handwritten notes in possession of the author).

Artigos

Política padrão de seção

Edital III Congresso IBDR

Os artigos enviados para esta seção passarão por uma avaliação para receber aprovação ou rejeição para serem apresentados em mesas redondas do III Congresso do Instituto Brasileiro de Direito e Religião.

Apenas os 12 primeiros artigos submetidos e validados pelos critérios dispostos no Edital e no nas regras de submissão serão aprovados para apresentação e considerados para posterior publicação na Revista.

Os demais artigos não serão considerados para publicação na Revista. Caso o(s) autor(es) queira(m) ter seus artigos avaliados para publicação, deverão realizar nova submissão expressamente para a seção de artigos, ensaios ou resenhas regular da Revista.

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